
Arranjo dos aparadores
0 aparador é um móvel de grande utilidade para o serviço de mesa. Facilita muito o trabalho dos empregados e deve, por isso, ser maduramente considerado quando da sua construção.
Como o restante mobiliário, o aparador deve enquadrar-se no tema da decoração, mas sem perder as suas características funcionais que, enormemente, podem concorrer para a perfeição do serviço. Deverá ser bastante amplo, com caixas ou gavetas móveis para acondicionar, em separado, todos os tamanhos de talheres; prateleiras para arrumação de pratos de mesa, sobremesa, doce, salada, copos sobressalentes, lavabos (lava-dedos de mesa) e lava-frutas; toalhas de diversos tamanhos, guardanapos, toalhetes, naperões, galheteiros, saleiros e pimenteiros, molhos engarrafados e mostardas. Um fogareiro eléctrico ou o álcool (réchaud) para ter em cima e outro a álcool para trabalhar no carro ou mesas auxiliares; espeto para talões dos pedidos e notas de serviços especiais. Um armário incluído no mesmo móvel com boca larga é de grande utilidade, para receber a roupa suja, evitando o aspecto pouco agradável da sua permanência junto de iguarias e utensílios limpos em cima do aparador.
A arrumação deste móvel fundamental do serviço e o seu abastecimento são da responsabilidade do chefe de turno e respectivo ajudante.
A disposição a dar aos utensílios e produtos a conservar no aparador deve obedecer, praticamente, à maneira e frequência como são usados durante as refeições.
Contacte-nos
Amigo(a)
Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).