
Pezinhos de coentrada
Precisamos de 4 a 5 pezinhos de porco, 2 dentes de alho, 1 cebola, cerca de 300 g de pão alentejano, 2 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa de vinagre, 1 ramo grande de coentros, 1 folha de louro, 6 grãos de pimenta preta e 1 colher de sopa de banha.
Apanham-se os pezinhos de porco, abertos ao meio e bem raspados, ver que não tenham pelos e peles e colocam-se numa panela com agua, sal, louro e a pimenta a cozer por cerca de 30 minutos (verifica-se com um garfo se já estão cozidos). Tiram-se cortam-se pelas articulações e juntam-se os outros pedaços e põem-se numa tijela, a água da cozedura passa-se e guarda-se.
Á parte num tacho, coloca-se a banha e quando quente junta-se a cebola e os alhos picados, quando estiverem dourados, junta-se os coentros picados e a farinha desfeita em vinagre (se necessário passa-se pelo passador) e de imediato os pezinhos e a água da cozedura para que fique com o molho suficiente. Deixa-se ferver até o molho engrossar, muda-se para uma travessa e serve-se com fatias de pão frito ou torrado. Pode-se usar um pouco mais de carne se utilizarmos a carne que vai até ao joelho, o chispe inteiro.
Esta receita é original de Elvas.
Para acompanhar este prato nada melhor que um tinto da região e porque não do ano.
Contacte-nos
Amigo(a)
Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).