Vinho Generoso

 
            Vinho Generoso, ou melhor Vinhos Generosos, são os vinhos provenienes de uma Região Demarcada, aos quais, num certo momento da fermentação, adiciona-se uma deteerminada quantidade de aguardente ou ácool vinico, fazendo deste modo parar a fermentação, ficando assim este vinho com a quantidade de açúcar que tinha naquele momento e mais o ácool que lhe foi adicionado. Estes vinhos ficam normalmente com um teor alcoolico entre os 14 e os 22 graus.
           Os vinhos Generosos portugueses são quatro:
            Vinho do Porto - Produzido na Região Demarcada do Douro, este vino pode acompanhar uma xobremesa ou ser servido como aperitivo, é conhecido em todo o mundo. O envelhecimento deste vinho é feito em casco e em alguns casos terminada a maturação na garrafa.
            Vinho da Madeira- Produzido na ilha do mesmo nome, tem a sua base nas castas, por cujos nomes é designado, assim: Sercial-o mais seco, Verdelho- meio-seco, Boal-meio-doce e Malvasia o mais doce. Podem ser servidos como aperitivo ou com a sobremesea, os mais secos ou os mais doces.
            Vinho de Carcavelos- Como o nome diz é produzido na região de Carcavelos, concelho de Cascais e na freguesia de Oeiras. Pode ser seco ou doce. Este vinho está com tendência a desaparecer devido á expansão urbanistica da região.
            Vinho Moscatel de Setúbal- Produzido na área de Azeitão , concelho de Setubal e em Palmela. É um vinho doce, proveniente das uvas moscateis, e proprio para sobremesas ou queijos, podemos encontrar uns tipos de vinho um pouco mais secos que podemos servir como aperitivo.

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Contatos

Raul Manuel Valente Vila Real Santo António

Portugal
+351963700439 raulmvalente@gmail.com