
Quinta do Pôpa
Quinta do Pôpa inova no Douro ao lançar o primeiro vinho doce tinto da região
O produtor de vinhos duriense Quinta do Pôpa vai lançar em Novembro o ‘Pôpa Vinho Doce tinto 2010’, o primeiro vinho doce feito, no Douro, a partir de uvas tintas colhidas no início de Outubro de 2010, não chegando, por isso, a serem atingidas pela botrytis cinérea (processo que ocorre nas uvas que dão origem aos vinhos de colheita tardia). A feitura é semelhante à do vinho do Porto, mas sem que haja adição de álcool no processo de paragem da fermentação.
Com uma produção total de 2010 garrafas, todas elas numeradas, o ‘Pôpa Vinho Doce tinto 2010’ tem, à semelhança de todos os vinhos da Quinta do Pôpa, a assinatura do conhecido enólogo Luís Pato. Foi elaborado a partir do blend de vinte e uma castas provenientes de vinhas com mais de 60 anos, erguidas em pleno Douro Vinhateiro, nos socalcos da encosta de uma das estradas mais belas do mundo, a Nacional 222, em Adorigo, no concelho de Tabuaço.
De cor vermelha, o ‘Pôpa Vinho Doce tinto 2010’ apresenta um aroma fresco e delicado a frutos vermelhos, com nuances de frutos secos. Na boca é um vinho elegante, que apresenta um bom equilíbrio entre os taninos maduros e a doçura, o que lhe dá um final persistente e atractivo.
É um vinho muito jovem e com baixo teor alcoólico (9,5% Vol.). Deve ser servido a 8.ºC e é ideal para beber como aperitivo, apreciar ao final da tarde, ou como complemento de uma conversa depois de um bom jantar. Está disponível em garrafas de 0,50 cl e tem um PVP recomendado de €14,50.
Contacte-nos
Amigo(a)
Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).