Quinta do Barranco Longo

Produtor: Quinta do Barranco Longo, Rui Virgínia.

Marca do Vinho: Barranco Longo

Gama de Vinhos:

                ROSÉS: Barranco Longo Rosé; Barranco Longo OakedRose;

                BRANCOS: Barranco Longo Grande Escolha; Barranco Longo Colheita Seleccionada;

                TINTOS: Barranco Longo Aragonez / Cabernet-Sauvignon; Barranco Longo Reserva; Barranco Longo Reserva Manuel  Janeiro; Barranco Longo Colheita Seleccionada; Barranco Longo Syrah; Barranco Longo Alicante Bouschet; Barranco Longo Touriga Nacional;

                ESPUMANTES: Quê Espumante Rosé Reserva Bruto.

Breve historial e localização da quinta:

 

                O empresário Rui Virgínia instalou-se em 1995 como Jovem Empresário Agrícola, sendo esta a sua única actividade profissional até 2001. Devido à vontade de diversificar o seu trabalho e para que pudesse aplicar os conhecimentos a nível da sua formação de base (Licenciatura em Gestão), o empresário ganha interesse pela produção de vinhos na região do Algarve. Nasce assim o projecto Quinta do Barranco Longo, com a realização dos primeiros ensaios de microvinificação, tendo em vista a obtenção de produtos de alta qualidade. Em 2003 são produzidos os primeiros vinhos. A partir de 2005, e porque os vinhos foram bem posicionados e reconhecidos no mercado, esta actividade não parou de crescer. O ano de 2008 foi mais um ano de novidades. A gama de vinhos é alargada com duas inovações: o primeiro Espumante da região do Algarve e o primeiro vinho rosé português 100% fermentado em barricas de carvalho. Em 2009 é lançado pela primeira vez o monocasta "Barranco Longo Alicante Bouschet".

                A Quinta do Barranco Longo situa-se na Freguesia do Algoz, concelho de Silves, Algarve.

Quinta do Barranco Longo,

Apartado 156, 8365-907 Algoz;

TEL: 282 575 253;

FAX: 282 574 504;

E-mail: qtadobarrancolongo@mail.telepac.pt;

www.quintadobarrancolongo.com

    Volume de produção em litros: 115 000 litros.

    Área de vinha: 15 hectares

    Solos: Argilo-calcários.

    Castas: Arinto, Chardonnay, Aragonês, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Syrah e Trincadeira.

    Denominação: Vinho Regional Algarve

    Tintos Jovens: Desengace.

Maceração prolongada em cubas troncocónicas. Fermentação alcoólica com temperatura controlada e duas remontagens diárias. Prensagem seguida de fermentação maloláctica.

    Tintos Reservas e Monocastas: Desengace. Maceração de 15 a 20 dias em lagares de inox. Fermentação alcoólica com temperatura controlada e duas repisas diárias. Maceração em cuvaison de 15 a 30 dias e fermentação maloláctica. Estágio de 6 meses a 1 ano em cascos de carvalho americano e francês. Branco Grande Escolha e OakedRose: Fermentação em cascos novos de carvalho americano e francês. Estágio durante 3 meses, sur lie e batonnage.

    Rosé: Fermentação em cubas de inox com temperatura controlada.

    Espumante: Método Clássico.

Fermentação em garrafa durante 2 meses. Estágio de um ano sobre as borras até ser efectuado o degórgement.

    Notas de Prova:

“Barranco Longo Grande Escolha”:

À vista, cor citrina dourada. No nariz, aroma frutado com notas subtis de madeira de carvalho, notas de ananás e pêssego. Na boca, vinho complexo e encorpado, cheio, cremoso, com bom equilíbrio e persistência na boca Enólogo:

A Quinta do Barranco Longo define a sua política de produção em trabalho de equipa e com os objectivos definidos pela gerência.

Enólogo residente:

                Rui Virgínia e Patrícia Piassab.

Prémios recebidos:

                A Quinta do Barranco Longo não entra em Concursos. Os seus vinhos são submetidos unicamente à crítica especializada e em painéis de prova cega, sem prévias inscrições e custos inerentes.

                Os vinhos têm vindo a ser referenciados na rádio e televisão, jornais, revistas e anuários da especialidade, quer locais, nacionais ou internacionais, como por exemplo: Programa "A Hora de Baco", TSF/Evasões, Semanário Expresso, Semanário Sol, Jornal de Noticias, Revista de Vinhos, Revista Blue Wine, Revista Evasões, Vinhos de Portugal de JPM, Guia Internacional Annual Report 2008, entre outros.

 

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Contatos

Raul Manuel Valente Vila Real Santo António

Portugal
+351963700439 raulmvalente@gmail.com