
Gin
Introdução
O Gin, bebida tradicional na Inglaterra, mundialmente conhecida, embora tenha sido levada da Holanda pelos soldados ingleses era ministrada como medicamento. Foi no século XVII que, em Inglaterra começou a sua produção, divulgação e comercialização por todo o mundo.
A sua evolução no comércio inglês foi tão vertiginosa que, em 1743 o parlamento teve que actuar e promulgar uma lei para controlar a produção e comercialização do Gin, lei que ficou conhecida por Gin Act.
Actualmente o Gin fabrica-se em muitos países. Tem grande consumo. Mas o mãos famoso e de melhor qualidade é o Gin fabricado em Inglaterra.
Como se fabrica o Gin:
O Gin é feito de uma mistura de cereais, não maltados, tais como o milho e o centeio. Cozidos a vapor sob forte pressão, durante três horas e meia, a cozedura é agitada, sendo adicionada a cevada maltada, o que facilita a transformação a transformação do amido em malte. Depois são adicionadas as leveduras que provocam a fermentação.
A destilação é feita num alambique, tipo”Coffey Still”. O produto obtido é rectificado para eliminar os produtos secundários, os elementos não alcoólicos e apurar os seus aromas, baixando o grau alcoólico e tornando-o mais suave. É depois aromatizado com adição de baga de zimbro e outras substâncias aromáticas diversas. Tais como: angélica, laranja amarga, coentros, cássia (casca de canela silvestre), amêndoa., lírio, álamo, etc..
É destes produtos que se tiram vários aromas para os diferentes tipos de Gin. A adição destes produtos aromáticos é feita no alambique a vapor. O produto destilado ao sair do alambique tem a graduação alcoólica muito elevada. Por este motivo é desdobrada com água destilada, que reduz a graduação alcoólica autorizada para a venda.
O Gin não necessita envelhecimento pois ligo após a destilação, pode ser consumido.
A graduação alcoólica varia entre os 43 e os 47 graus. Existem no mercado os seguintes tipos de Gin:
LONDON DRY GIN- Este é o Gin que se fabrica em todo o mundo sendo o mais divulgado,
PLYMOUTH GIN- Tem um ligeiro sabor a éter e gosto amargo.
SLOE GIN- Após a destilação é-lhe introduzida uma infusão de ameixas bravas que lhe empresta certo sabor doce e tem uma cor avermelhada.
OLD TOM GIN- Este tipo de Gin é muito raro no nosso mercado, visto que a sua produção está em vias de extinção.
STEINHAGER- É o Gin que se produz na Alemanha.
Contacte-nos
Amigo(a)
Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).